DESUMIDIFICADOR DE AR

Desumidificador de ar: Tudo que você precisa saber

O desumidificador de ar é um produto muito utilizado para retirar a umidade do ar de um certo ambiente, pois permite melhorar a qualidade do ar tanto em ambientes domésticos como em comerciais.

É muito comum que as casas sofram com problemas de umidade, tendo paredes e tetos afetados. Com isso, essas áreas ficam manchadas, segurando umidade ali por um bom tempo, sendo necessário o uso de um desumidificador para que isso não agrida a saúde das pessoas que ali estão.

Segundo a OMS, a umidade do ar deve estar entre 50%-60% para que possa proteger a saúde dos moradores e preservar alguns dos objetos presentes no ambiente, pois os ambientes com umidade acima do nível recomendado se tornam favoráveis a proliferação de ácaros e fungos, esses microrganismo provocam alergias e muitos outros problemas respiratórios, e até mesmo doenças de pele, podendo ser usado sem deteriorar móveis.

Quanto mais alta for a umidade e a temperatura do ambiente, mais favorável será a condição do ambiente para que os fungos e ácaros se proliferem, por isso é necessário fazer o uso de um desumidificador de ambiente.

Na hora de escolher qual o melhor desumidificador de ar, pensa no tamanho do equipamento e no espaço onde ele será colocado. O tamanho geralmente está ligado á capacidade oferecida para remover a umidade, sua performance é avaliada conforme a remoção da umidade e a maior quantidade de água do ar ambiente. 

Benefícios do desumidificador de ar

Se você costuma ter alergias, sabe que às vezes pode ficar bastante infeliz. Quando você vive em um clima úmido, existem muitos fatores desencadeantes: ácaros, mofo, bolor e alergias sazonais. Se você achar que está sofrendo muito, um bom desumidificador de ar pode ajudar - de várias maneiras. Aqui estão alguns benefícios de um desumidificador e como escolher o caminho certo para você, devolvendo o bem estar mantendo o nível de umidade relativa do ar, é perfeito para acabar com o excesso de umidade e controlar a umidade.

 

Problemas de alergia prosperam em umidade

Muitos dos problemas alérgicos mais comuns, especialmente os ácaros , mofo e bolor, prosperam em ambientes úmidos. Se você mora em um clima úmido ou apenas possui um espaço de vida que tende a ser mais úmido, você pode estar sofrendo com essas coisas. Pequenos espaços com ventilação limitada, como banheiros ou cozinhas em um pequeno apartamento ou porão, são áreas comuns onde a umidade pode se acumular, mesmo em climas secos.

Algumas das reações mais comuns aos problemas de alergia incluem:

 

  • Nariz entupido
  • Olhos lacrimejantes pruriginosos
  • Espirros, sibilos ou dificuldade em respirar
  • Erupções cutâneas e outras irritações

As alergias ao mofo também contribuem significativamente para a asma infantil, que pode ser uma doença debilitante e onerosa para crianças que a desenvolvem em tenra idade. Este artigo expande alguns dos perigos que os alérgenos apresentam quando estão em sua casa.

Desumidificador de ar

Benefícios de um desumidificador de ar

Existem vários benefícios em obter um desumidificador de ar em sua casa, porão, apartamento ou espaço de escritório.

  • Os desumidificadores de ar reduzem os níveis de umidade, tornando sua casa menos hospitaleira para alérgenos, como ácaros, mofo e bolor.
  • Eles não perturbam sua vida cotidiana e funcionam silenciosamente e eficientemente em segundo plano, sem que a maioria das pessoas perceba.
  • Os desumidificadores ajudam a reduzir os odores que podem acompanhar mofo e bolor em sua casa - eliminando o cheiro de mofo ou podre.
  • Esses dispositivos ajudam a reduzir a possibilidade de desenvolver mofo em suas roupas, móveis e outras roupas de cama (como cortinas ou lençóis).
  • Os desumidificadores reduzem a irritação da pele e do sistema respiratório, permitindo que você respire com mais facilidade e se sinta confortável em sua casa.
  • Um ambiente menos úmido em sua casa significa que as roupas secam mais rápido, os pães e os cereais permanecem frescos por mais tempo sem ficarem obsoletos e você não encontrará sinais de ferrugem ou corrosão em equipamentos como computadores, eletrônicos e ferramentas.
  • A execução de um desumidificador ajuda a reduzir a poeira em sua casa, para que você não precise limpá-lo com tanta frequência.
  • Um desumidificador de ar também reduz os custos de energia, pois ajuda o ar condicionado a funcionar com mais eficiência. Quando o ar da sua casa está mais úmido, o A / C deve fazer a função de resfriar o ar e remover a umidade, o que significa que ele precisa trabalhar mais. Isso também faz com que o seu A / C se desgaste mais cedo, o que significa que você precisará substituí-lo e repará-lo com mais frequência.

 

Umidade relativa do ar

É o cálculo feito para se estimar a quantidade de água no ar. Sendo água em seu estado de vapor, a umidade precisa estar num equilíbrio ideal para não ser prejudicial, o que acontece tanto quando ela está baixa demais, bem como quando está alta demais. Ajudam a aumentar a umidade do ar certas plantas, atividades na cozinha, nos banheiros e até mesmo pode ser produzida pelos humanos.

Um ambiente com umidade relativa do ar baixa é aquele que apresenta umidade em torno de 30 a 40%. Quando a umidade sobe a taxa dos 60%, é considerada alta.

As consequências da umidade muito alta são diversas: o ambiente torna-se muito propício à formação de bolor, fungos, ferrugem e também ao surgimento de insetos, bactérias e ácaros, que são altamente prejudiciais e podem desenvolver problemas respiratórios e alérgicos em pessoas mais sensíveis, assim como o bolor e os fungos.

Além disso, seus malefícios também atingem as estruturas das construções, podendo comprometer revestimentos de madeira, criar bolhas e rachaduras nas pinturas e apodrecer vigas de madeira ou ferro.

Assim, o mais indicado quando a umidade relativa do ar está alta é usar um desumidificador de ambiente.

A umidade ideal para um ambiente urbano está entre 40 e 60%.

COMO FUNCIONA UM DESUMIDIFICADOR?

À primeira vista, um desumidificador de ambientes se parece um pouco com um ar condicionado, porém, seu funcionamento é completamente diferente.

O processo de desumidificação funciona através da geração de um fluxo descendente de ar circulante. Ou seja, o ar dentro do cômodo onde é utilizado o aparelho estará em constante circulação de cima para baixo, onde passará pelo processo dentro do equipamento e devolvido ao ambiente já com sua umidade diminuída.

Dentro do equipamento, ocorre um choque térmico que irá aquecer esse ar e, consequentemente, neutralizar toda sua umidificação.

O ar quente automaticamente ficará mais leve e sairá pela parte superior do desumidificador, estando mais aquecido e, por causa disso, completamente livre de umidade.

De modo mais técnico, o aparelho, através de uma resistência elétrica, emite calor suficiente para atuar na erradicação do mofo.

Assim, ocorrerá um equilíbrio dentro do cômodo utilizado onde o ar úmido e o ar tratado irão se mesclar, atingindo os níveis ideais e recomendados de umidade relativa do ar.

O desumidificador de ambientes é indicado para ser usado em cômodos que estejam com portas e janelas fechadas, para facilitar a filtragem do ar e aumentar sua eficácia.

Dependendo do tamanho do cômodo a ter o ar desumidificado, talvez seja necessário instalar mais de um desumidificador, para atingir mais rapidamente a porcentagem de umidade relativa ideal.

Além de reduzir a umidade do ambiente, o desumidificador de ar também ajuda a eliminar possíveis mal cheiros que são causados pela alta taxa de umidade no cômodo.

Desumidificador de Ambiente

ONDE É INDICADO USAR UM DESUMIDIFICADOR DE AMBIENTE?

O desumidificador de ar é ideal para ambientes que sejam comprometidos com a umidade ou que tenham a circulação de ar impedida.

São locais como banheiros, cozinhas, porões, closets e guarda-roupas (que têm a tendência de estarem sempre fechados e sem corrente de ar para arejar a grande quantidade de tecido das roupas), cômodos da casa que não recebem luz solar e fluxo de ar constante e tendem a acumular umidade.

Casas que ficam à sombra de sobrados ou prédios também costumam apresentar grandes problemas originados pela umidade alta do ar, bem como muros e paredes contíguas a outros imóveis, que podem receber infiltração do solo, tornando o ambiente saturado de umidade.

DICAS PARA USAR UM DESUMIDIFICADOR DE AMBIENTE DO JEITO CORRETO

O aparelho deve sempre ser depositado no chão para favorecer seu funcionamento por circulação descendente de ar. Caso contrário, o equipamento não será capaz de filtrar corretamente o ar do cômodo., dentro de casa

Feche portas e janelas e evite deixar o ar circulante, para que o processo seja concluído com mais rapidez.

Não deixe o desumidificador de ambientes muito próximos à paredes, móveis ou em cantos que dificultem a circulação do ar em volta dele. O ideal é deixá-lo de 20 a 30 centímetros longe de qualquer outro objeto.

Quando a temperatura ambiente for menor que 18ºC, pode ocorrer a formação de gelo em volta das saídas de ar do seu desumidificador. Caso isso aconteça, desligue o aparelho e aguarde a evaporação dos cristais de gelo.

O desumidificador de ar Force Line opera com um volume máximo de ar de 48 metros cúbicos, sendo ideal para cômodos com 16m2 de área com 3m de pé direito. Caso o ambiente seja maior que essas proporções, recomendamos a utilização de mais de um desumidificador.

Atenção: o desumidificador de ar não deve ser utilizado como aquecedor.

Por ser um aparelho extremamente silencioso, o desumidificador de ar Force Line possui um indicador de funcionamento em LED vermelho.

É fácil de usar e se adapta à qualquer voltagem, tendo chave de mudança para 110v e 220v.

 

9 Produto(s)

por página

9 Produto(s)

por página